O desafio da alimentação saudável e sustentável

 Há anos que luto com as flutuações do meu peso e tento ter uma alimentação mais saudável. Menos carne, menos peixe, até porque o planeta está a precisar disso, e variar... experimentar mais opções vegetarianas, mas sem deixar alguns guilty pleasures que gosto, os doces, molhos e algum vinho a acompanhar...porque esse é o meu problema...gosto de comer comida saborosa.

Não acho que a resolução para os problemas do nosso planeta seja deixarmos todos de comer carne e peixe e tornarmo-nos todos vegetarianos. Penso sim que temos de reduzir as proteínas animais o mais que podermos, a bem dos animais, dos recursos naturais e do nosso planeta, que me preocupa muito pois tenho duas filhas que vão ficar cá depois de mim a arcar com todas as consequências das asneiras que nós fizemos e ainda fzemos.

O problema de muitas dietas e livros de receitas saudáveis é que muitas vezes as opções que nos dão são de sabor questionável, demasiado complicadas (na forma de fazer as receitas, nos ingredientes que indicam e nos timings de comer) ou no preço de alguns ingredientes...comer camarões, fazer soufllés ou comprar certos suplementos alimentares não são compatíveis com a carteira de muitas pessoas nem com a vida acelerada que temos hoje.

O meu desafio agora, que já vou na metade dos meus cinquentas, é finalmente acertar com uma alimentação mais saudável, mais sustentável e viver com qualidade os anos que me restam...que espero ainda serem muitos.

Todas as semanas tento arranjar um menú que seja variado, saudável e com opções para toda a família (tenho uma filha adolescente que não morre de amores pelas opções vegetarianas). E que não seja demasiado pesada para o nosso orçamento familiar.

Outra condicionante é as receitas não serem muito complicadas nem demoradas de realizar. Trabalho e chego a casa muitas vezes às 19h, o que para cozinhar e comer a horas decentes se apresenta muitas vezes um desafio. Valha-me a minha filha mais crescida que me vai ajudando e muito...

E é nesta premissa que os nossos menus são concebidos: rapidez e descomplicação de cozinhar, sabor, experimentação e alguma aventura.

Muitas vezes temos boas surpresas, e a receita entra na nossa rotina, outras nem por isso e fica pelo caminho.

Por isso, aqui vamos nós...mais uma vez.

Saladinha muito saborosa com ovo cozido, requeijão e molho de iogurte

Comentários